quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ORIGEM DA MATEMÁTICA



         A palavra "matemática" vem do grego μάθημα (mátema) que significa "ciência, conhecimento, ou aprendizado" e μαθηματικός (matematikós), significando "fundação do aprendizado". Hoje o termo refere-se a um ramo específico do conhecimento - o estudo dedutivo de quantidades, estruturas, espaço e mudanças.
        No fim  da Idade da Pedra Polida,ou período Neolítico (cerca de 300 0a.C) ,alguns povos já se haviam estabelecido em vales de rios caudolosos e se organizado em comunidades agrícolas.Entre esses povos ,foram particularmente importantes para a civilização ocidental o povo egípcio (no vale do rio Nilo) e vários outros que  habitaram a Mesopotâmia (nos vales dos rios Tigre e Eufrates),aqui designados genericamente por babilônios.
            Os escritos matemáticos mais antigos  desses povos demonstram,entre outras coisas ,o domínio pleno da ideia de número.Assim ,por exemplo,no centro de pedra do rei Menés do Egito (que viveu por volta do ano 300o a.C) encontram-se gravados ,em símbolos ,os números "um milhão e duzentos mil","quatrocentos mil" e "cento e vinte mil",alusivos a uma de suas vitórias militares.
            Não resta dúvida ,porém,que,pelas dificuldades envolvidas,demorou  muitos séculos para que esses povos atingissem tal nível ;ou seja ,para eles se capacitassem a responder perguntas do tipo "Quantos..?"para coleções  grandes.Basta observar que ,no início  do século XX,foram encontradas tribos que ainda limitavam seu processo de contagem a "um" e "muitos".
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário