quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ORIGEM DA MATEMÁTICA



         A palavra "matemática" vem do grego μάθημα (mátema) que significa "ciência, conhecimento, ou aprendizado" e μαθηματικός (matematikós), significando "fundação do aprendizado". Hoje o termo refere-se a um ramo específico do conhecimento - o estudo dedutivo de quantidades, estruturas, espaço e mudanças.
        No fim  da Idade da Pedra Polida,ou período Neolítico (cerca de 300 0a.C) ,alguns povos já se haviam estabelecido em vales de rios caudolosos e se organizado em comunidades agrícolas.Entre esses povos ,foram particularmente importantes para a civilização ocidental o povo egípcio (no vale do rio Nilo) e vários outros que  habitaram a Mesopotâmia (nos vales dos rios Tigre e Eufrates),aqui designados genericamente por babilônios.
            Os escritos matemáticos mais antigos  desses povos demonstram,entre outras coisas ,o domínio pleno da ideia de número.Assim ,por exemplo,no centro de pedra do rei Menés do Egito (que viveu por volta do ano 300o a.C) encontram-se gravados ,em símbolos ,os números "um milhão e duzentos mil","quatrocentos mil" e "cento e vinte mil",alusivos a uma de suas vitórias militares.
            Não resta dúvida ,porém,que,pelas dificuldades envolvidas,demorou  muitos séculos para que esses povos atingissem tal nível ;ou seja ,para eles se capacitassem a responder perguntas do tipo "Quantos..?"para coleções  grandes.Basta observar que ,no início  do século XX,foram encontradas tribos que ainda limitavam seu processo de contagem a "um" e "muitos".
         

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ENTREVISTA

Esta entrevista foi feita com a professora Adriana que tem 40 anos e trabalha na escola Dona Celina da Costa Machado Silva

1º -Como é o desempenho de seus alunos?

 Os alunos apresentam muitas dificuldades,porém a grande maioria tem superado os desafios e melhorado seus desempenhos com esforço e dedicação

2º -O que lhe trouxe a idéia de ser professora?

  Na minha infância admirava os professores e isso me fez desejar ser professora

3º -Quantos anos a senhora trabalha com isso?

    12 anos

4º -Quando pequena você se empenhava nos seus estudos?

   Sim,eu gostava de estudar

5º- Qual o assunto de matemática  que você mais gosta?

  Gosto de ensinar números inteiros e equação do 2ºgrau para o ensino fundamental

6º- Qual o assunto mais dificil?

Matemática é um grande desafio aprende-lo depende da existência er dedicação de cada um.Não há assunto dificil